quinta-feira, 25 de março de 2010

Curso de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

A Paróquia Nossa Senhora Rainha do Belvedere abre inscrições, para o Curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

As aulas serão ministradas por professores surdos e ouvintes e discutirão temáticas que envolvem aspectos relativos à língua, cultura e identidade da comunidade surda.


O Curso será realizado na Paróquia, as 3º feiras, das 18:30 as 21:30 horas e terá duração de 60 horas/aula. (Incluíndo aulas teóricas, práticas e uma experiência vivencial)

Maiores informações e as inscrições para o curso poderão ser obtidas pelos telefones 3286-3034 ou diretamente na secretaria paroquial da paróquia Nossa Senhora Rainha, situada a Rua Modesto Carvalho Araujo, Nº 227 Bairro: Belvedere - Cep: 30.320-410 - Belo Horizonte – MG. As aulas começam na próxima terça-feira, 29 de março caso haja número suficiente de alunos para o inicio.

Investimento: R$ 120,00 (cento e vinte Reais), para todo o semestre podendo ser pago em 04 parcelas de R$ 30,00 (trinta Reais) no cheque.

PEDIMOS QUE OS INTERESSADOS REALIZEM AS INSCRIÇÕES O QUANTO ANTES, POIS COMO FOI DITO, É PRECISO DE UM NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS PARA O INÍCIO DO CURSO.


O que se estuda em um curso de Libras? 


Em um primeiro momento, os alunos terão aulas cujo conteúdo é teórico e o qual lhes apresentará as diferenças entre as línguas orais e as línguas visuo-espaciais.


Faz-se importante salientar que o aprendizado da Língua de Sinais não se refere apenas à aquisição dos sinais e da conversação com pessoas surdas, mas, também, do conhecimento acerca da diferença lingüística existente entre a Libras e a Língua Portuguesa e, principalmente, da história das comunidades surdas brasileiras, da instituição das línguas de sinais e em relação às características culturais e identitárias desse grupo social.


Ainda, associada às temáticas linguagem e língua, outras discussões serão propostas para que o discente possa, integralmente, apropriar-se dos conhecimentos necessários àqueles que desejam inserir em um universo surdo. Portanto, educação inclusiva, políticas públicas, políticas lingüísticas, dentre outros assuntos farão parte do cotidiano dos alunos do Curso de Libras.


Ainda, vale lembrar que teoria e prática conviverão harmoniosamente no decorrer do curso, sendo que as aulas teóricas serão ministradas por professores ouvintes e as aulas práticas por professores surdos. Além das atividades propostas em sala de aula, atividades em campo também serão exigidas, as quais possibilitarão maior contato do docente com pessoas surdas e sua inserção na comunidade dos surdos. Isto posto, o curso de Libras proporcionará as mais profícuas condições para que o aluno adquira conhecimentos lingüísticos e referenciais acerca da Língua Brasileira de Sinais.

Nenhum comentário: