terça-feira, 25 de maio de 2010

A morte não tem a última palavra!

A noticia da morte da nossa querida Gabi chegou aos meus ouvidos...
E uma morte abrupta como essa nos leva a questionar.

Encontrei esse lindo texto que nos lembra que a morte não tem a última palavra quando acreditamos em Cristo.

A morte não tem a última palavra!

Uma perda é sempre algo que nos incomoda. Pode ser a perda de uma chave, a perda do ônibus, a perda de dinheiro, a perda de um sonho…. E claro, a perda de alguém. Saber lidar com perdas é uma busca constante que temos, neste momento tentamos nos agarrar a pequenos detalhes, pequenas desculpas ou soluções para nos confortar.


A morte tornou-se um tabu em nossa sociedade. Foi confinada às UTIs dos hospitais, escondida das crianças, apagada das conversas… Numa cultura que valoriza o prazer e o sucesso, ninguém gosta de se lembrar da existência de perdas.

Fiz uma experiência linda com uma garota que conheci em uma missão que fui. No intervalo entre uma pregação e outra ela apareceu, tocou em meus ombros e começou a abrir o coração. Levou-me ao dia que perdeu sua mãe. Assassinada pelo namorado com várias facadas. No primeiro instante fiquei chocado pelo ato em si, mas depois olhando nos olhos daquela menina de 19 anos, que a 5 anos perdeu a mãe. Vi que não se perde alguém quando se trás no coração, eternizado este que amamos. Ela me pregou o evangelho quando disse que não guardava rancor do assassino. Evangelho da vida!

Nos olhos daquela menina percebi que a morte em si não tem a última palavra. A vida sim tem a última palavra! Palavra de ressurreição! Aquela menina de olhos serenos não se perdeu de si mesma com a perda da mãe. Mas guardando-a no coração adentrou no mistério de eternidade. Todos vão embora. Só Deus não vai embora. Mas quando guardamos o outro em Deus, este também não vai embora.

De maneira geral, temos muita dificuldade em lidar com perdas. Luto não é só quando morre alguém; sofremos perdas desde que nascemos: perda de emprego, divórcio, mudanças repentinas. Também há fases do desenvolvimento humano que envolve perdas. Por exemplo: para chegar à adolescência é preciso perder a infância. Essas são questões existenciais que precisamos enfrentar. Saber lidar com o limite é saudável, não só do ponto de vista humano, mas também do cristão.

Acredito que nos olhos da menina que não perdeu a mãe, aprendi que muitos morrem estando vivos. É o luto diário que vivemos. Ver os que amamos indo embora ainda estando. Uma perda que dói, pois vemos e não temos!

Mistério da ressurreição dos vivos!Analisando a vida de João o discipulo amado, e interpretando-o na Via Sacra cheguei a conclusão: João diante da morte de Jesus, o seu mestre, perdeu o sentido! Entrou no vazio! O vazio falou mais alto!

Porém o grito de ressurreição ecoou naqueles dias posteriores e o reencontro foi possível!

Diante do vazio que vives não deixe de escutar o eco da ressurreição! Pois este eco levanta e ressuscita aqueles que já morreram estando vivos! Só no vazio há eco!

Mistério da ressurreição dos vivos! Pra você este clipe, reze com ele!



Texto tirado do blog REVOLUÇÃO JESUS.

Nenhum comentário: