sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Palavra de hoje

Mateus 23, 1-11:
1. Depois, Jesus falou às multidões e aos discípulos:
2. “Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar.
3. Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam.
4. Amarram fardos pesados e insuportáveis e os põem nos ombros dos outros, mas eles mesmos não querem movê-los, nem sequer com um dedo.
5. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros, usam faixas bem largas com trechos da Lei e põem no manto franjas bem longas.
6. Gostam do lugar de honra nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas,
7. de serem cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de ‘rabi’.
8. Quanto a vós, não vos façais chamar de ‘rabi’, pois um só é vosso Mestre e todos vós sóis irmãos.
9. Não chameis a ninguém na terra de ‘pai’, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.
10. Não deixeis que vos chamem de ‘guia’, pois um só é o vosso Guia, o Cristo.
11. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.

É preciso muito pouco para sermos felizes. Mas, nesse pouco, precisa haver fidelidade. Muitas vezes, falamos: “Eu não quero ir para a Igreja porque existem muitas pessoas falsas lá”. Existem pessoas falsas em todos os lugares! Na sua casa, no seu trabalho...

Não se escandalize com os erros das pessoas, nem as cobre por isso. Elas erram, você erra, é comum isso acontecer para aprendermos. Na nossa fé, o maior não é o que tem o título mais poderoso. Qual caminho você quer? Da fama? Da glória? Do reconhecimento das pessoas? Ou você quer ser feliz na simplicidade?

A pessoa que hoje sofre por amor ao Nosso Senhor será por Ele exaltada. Não há progresso na vida espiritual sem esforço. A pessoa que não sai de si, não cresce. Deus não pode ajudar quem não quer ser ajudado.

Nossa vida não muda se fizermos todos os dias as mesmas coisas, da mesma maneira. Não seja preguiçoso, confie na graça de Deus e seja feliz! A graça, sem esforço, não encontra onde agir. O esforço, sem a graça, também não surte efeito.

Não podemos passar a vida inteira nos escondendo por medo de fracassar. A vida é única! Tente, lute e, se precisar, fracasse. A pessoa que não tenta não fracassa naquilo que faz, mas naquilo que é. O fracasso nos ensina, nos dá experiência.

Não tenha medo do que os outros vão achar de você. A vida é sua e ninguém pode vivê-la no seu lugar. Vale a pena, sim, ouvir os conselhos das pessoas que nos amam e receber as críticas positivas. Entretanto, precisamos filtrar o que ouvimos porque muita gente tenta nos derrubar.

Quem quiser amar a vida e ser feliz, precisará ser zeloso do bem. O que é ser zeloso? Zelo é unir esforço e talento. Uma pessoa que é talentosa, porque se esforça, é zelosa. Não dá para se contentar em viver a vida no “mais ou menos”.

A gente quer a sabedoria, mas não quer o sofrimento. As duas coisas estão ligadas. Aprendemos a viver vivendo! A pessoa preguiçosa tenta procurar atalhos em tudo. Vá pelo caminho mais longo, pague o preço, mas faça o certo. Aquele que se humilhar e se esforçar será exaltado, lembre-se sempre disso. Amém!

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: