quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Evangelho do dia

A Palavra do Evangelho meditada hoje está em Atos dos Apóstolos 2, 14-40:

14. Então Pedro, que estava ali com os outros onze Apóstolos, levantou-se e disse em voz alta: «Homens da Judeia e todos os que vos encontrais em Jerusalém! Compreendei o que está a acontecer e prestai atenção às minhas palavras: 15. estes homens não estão embriagados como pensais, pois são apenas nove horas da manhã.
16. Pelo contrário, está a acontecer aquilo que o profeta Joel anunciou:
17. "Nos últimos dias, diz o Senhor, Eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os vossos filhos e filhas vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos.
18. E, naqueles dias, derramarei o meu Espírito também sobre os meus servos e servas, e eles profetizarão.
19. Farei prodígios no alto do céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e nuvens de fumo.
20. O Sol transformar-se-á em trevas e a Lua em sangue, antes que chegue o dia do Senhor, dia grande e glorioso.
21. E todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo".
22. Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem que Deus confirmou entre vós, realizando por meio d'Ele os milagres, prodígios e sinais que bem conheceis.
23. E Deus, com a sua vontade e presciência, permitiu que Jesus vos fosse entregue, e vós, através de ímpios, mataste-l'O, pregando-O numa cruz.
24. Deus, porém, ressuscitou Jesus, libertando-O das cadeias da morte, porque não era possível que ela O dominasse.
25. De facto, David assim falou a respeito de Jesus: "Eu via sempre o Senhor diante de mim, porque Ele está à minha direita, para que eu não vacile.
26. Por isso, o meu coração se alegra, a minha língua exulta e a minha carne repousa com esperança.
27. Porque não me abandonarás na região dos mortos, nem permitirás que o teu santo conheça a corrupção.
28. Tu me ensinaste os caminhos da vida e me encherás de alegria na tua presença".
29. Irmãos, quanto ao patriarca David, permiti que vos diga com franqueza: ele morreu, foi sepultado e o seu túmulo está entre nós até hoje.
30. Mas era profeta e sabia que Deus lhe havia jurado solenemente fazer com que um seu descendente lhe sucedesse no trono.
31. Por isso, previu a ressurreição de Cristo e disse: "Ele não foi abandonado na região dos mortos e a sua carne não conheceu a corrupção".
32. Deus ressuscitou este Jesus. E nós todos somos testemunhas disso.
33. Ele foi exaltado à direita de Deus, recebeu do Pai o Espírito prometido e comunicou-O: é o que vedes e ouvis.
34. De facto, David não subiu ao céu, mas disse: "O Senhor disse ao meu Senhor: senta-Te à minha direita,
35. até que faça de teus inimigos um lugar para apoiares os teus pés".
36. Que todo o povo de Israel fique a saber com certeza que Deus tornou Senhor e Cristo aquele Jesus que vós crucificastes».
37. Quando ouviram isto, todos ficaram de coração aflito e perguntaram a Pedro e aos outros discípulos: «Irmãos, que devemos fazer?»
38. Pedro respondeu: «Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; depois recebereis do Pai o dom do Espírito Santo.
39. Pois a promessa é em favor de vós e de vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar».
40. Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho e exortava, dizendo: «Livrai-vos da gente corrompida».

A ressurreição do nosso coração desgostoso, sem esperança, solitário, só vem de Deus. E Ele quer dar a você isso hoje! Se você quiser e confiar, o Senhor agirá! Na passagem meditada hoje, estava havendo uma festa na região, e vieram pessoas de vários locais. Muitas línguas eram faladas, e os moradores nativos ficaram espantados. Alguns acharam que eles estavam bêbados por falarem "enrolado". Pedro, nesse momento, interveio e disse que não era isso. O que aconteceu foi que aqueles homens ficaram cheios do Espírito Santo.

A nossa religião é difícil, o maligno nos tenta, nos persegue. A Igreja é maravilhosa, mas se você quer ser um cristão de verdade prepare-se para a batalha. Quem vai para a Igreja a fim de fugir das próprias frustrações, está no lugar errado. Lá é local para se curar e viver uma vida de santidade.

A Igreja é local de gente fraca, que viveu no pecado, mas não de gente covarde! Deus zela por quem busca Sua verdade. Quem olhava para Pedro sabia que ele tinha vivido algo diferente. Eu quero dizer a você que está prestes a cometer um aborto, a tomar uma decisão catastrófica na sua vida: Deus ama você! Ele quer lhe dar a força e coragem de que você precisa, esse incentivo que deu aos apóstolos.

Quando nós escolhemos pelo pecado, expulsamos o Pai do nosso coração. Mas, mesmo que você queira, Ele não se afasta por completo. Mesmo quando você faz tudo errado, o Senhor está lá ao seu lado, para quando você precisar chamá-Lo. Deus é apaixonado por você, quer seu bem a todo o custo.

O pecado não nos adormece para a dor, nos adormece para o amor. A pessoa que peca vê o amor de Deus agir em todos, mas não consegue senti-lo nela mesma. É muito triste isso, pois causa revolta nela não ver Deus agindo em sua vida.

Você pode dizer: “Eu sei das minhas fraquezas, tento lutar contra eles, mas sempre caio nos mesmos erros. O que eu devo fazer?” Você deve buscar a salvação, porque a pessoa que consegue resolver seus problemas sozinha não precisa ser salva. Jesus é o nosso Salvador, confie suas aflições e dificuldades a Ele. Com certeza, sua vida vai mudar! Ninguém consegue sair sozinho do pecado. Se Deus não se manifestar, você não escapará.

A salvação está em acreditar em Jesus e voltar o seu coração para Ele. No momento que fizer isso, assim como na passagem de hoje, o Espírito Santo vai descer sobre sua vida, dando-lhe força para vencer as dificuldades. Essa promessa é para todos nós! Amém!

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: