quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Escola de Formação e Pregadores

Objetivo geral:
Formar a todos os interessados nos encontros dentro da Doutrina da Igreja Católica e proporcionar uma base solida para o aprofundamento na pratica da vida espiritual.

Foco dentro da Obra Jovem:
Formar coordenadores de obras para que eles possam servir melhor em seus ministérios e vida pessoal bem como a serem capacitados a formar seus servos segundo os ensinamentos da Igreja Católica. Passar conteúdo de aprofundamento para os pregadores da OJ.  É aberta a participação também de todos os servos da OJ que assim o desejarem com firmeza.


Participação:
As formações da Escola de Formação são oferecidas para aqueles que consideram o estudo sobre as coisas da Igreja de suma importância; e sendo assim não é obrigatória a participação nos encontros por parte dos servos da OJ (salvo os participantes do ministério de pregadores), mas uma vez assumido o compromisso de participarem, devem fazer-lo ate o encerramento das atividades programadas para um melhor aproveitamento e organização. Cada participante deve ter presente em mente que deverá ter disponível um Sábado à tarde, uma vez por vez nos horários de 14h00 as 18h00. As datas dos encontros estão pré-estabelecidas podendo serrem mudadas em comum acordo diante de uma dificuldade maior para um melhor aproveitamento de todos.

Temas 2011:
26/02 - 1º Santa Missa / Vigiar e Orar
26/03 - 2º Sagradas Escrituras / Lectio Divina
16/04 - 3º Tradição / Apostolado
21/05 - 4º Magistério / O Clero
18/06 - 5º História da Igreja – parte 1 de 0 a 476
09/07 - 6º História da Igreja – parte 2 de 476 a 1054
13/08 - 7º História da Igreja – parte 3 de 1054 a 1453
17/09 - 8º História da Igreja – parte 4 de 1453 a 2011
22/10 - 9º Introdução: Catecismo, Direito Canônico, Documentos da Igreja
12/11 - 10º Mundo Espiritual; Aparições NS, Santos, Anjos e Demônios
10/12 - 11º Falsas doutrinas, outras religiões e seitas

Estrutura metodologia:
Cada encontro possui um esquema fixo.
14h00 - Oração inicial breve (Leitura bíblica, meditação, entrega dos estudos e invocação do Espírito Santo)
14h15 - inicio dos estudos (primeira parte)
16h00 - intervalo para lanche (cada um leva um pouco de alimento)
16h15 - reinicio dos estudos (segunda parte)
18h00 - encerramento e oração de agradecimento
Os encontros são ministrados de acordo o tema do dia e que é dividido em duas partes. A primeira parte será uma exposição do assunto como um todo. A segunda parte será uma abordagem de elementos que se destacam dentro do tema e uma proposta de vivencia e aplicação na vida pessoal.
Para a primeira parte, que deve ser mais visual e auditiva será interessante usar como metodologia recursos como palestras, vídeos e áudios de pregações, filmes, documentários e recursos de data-show. Para a segunda parte, que deve ser mais de leitura e reflexão, a metodologia seria de documentos da Igreja, livros, textos, reportagens, paralelo com as Sagradas Escrituras, contexto atual da Igreja e exposição de pontos de vistas, duvidas, debates e conclusão geral.

Material para os estudos:
Cada pessoa, para um bom aproveitamento dos estudos deve providenciar:
- Um caderno ou notebook para anotações pessoais
- Uma Bíblia; de preferência a de Jerusalém ou CNBB para termos uma leitura uniforme
- Catecismo da Igreja Católica.
- Documentos da Igreja quando necessário
Posteriormente, serão indicados livros para os que sentirem vontade de aprofundar nos assuntos. Também será entregue material impresso para leituras nos encontros e material digital para leitura posterior ou previa.

Nenhum comentário: