sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Palavra de hoje

Mateus 23, 1-11:
1. Depois, Jesus falou às multidões e aos discípulos:
2. “Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar.
3. Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam.
4. Amarram fardos pesados e insuportáveis e os põem nos ombros dos outros, mas eles mesmos não querem movê-los, nem sequer com um dedo.
5. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros, usam faixas bem largas com trechos da Lei e põem no manto franjas bem longas.
6. Gostam do lugar de honra nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas,
7. de serem cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de ‘rabi’.
8. Quanto a vós, não vos façais chamar de ‘rabi’, pois um só é vosso Mestre e todos vós sóis irmãos.
9. Não chameis a ninguém na terra de ‘pai’, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.
10. Não deixeis que vos chamem de ‘guia’, pois um só é o vosso Guia, o Cristo.
11. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.

É preciso muito pouco para sermos felizes. Mas, nesse pouco, precisa haver fidelidade. Muitas vezes, falamos: “Eu não quero ir para a Igreja porque existem muitas pessoas falsas lá”. Existem pessoas falsas em todos os lugares! Na sua casa, no seu trabalho...

Não se escandalize com os erros das pessoas, nem as cobre por isso. Elas erram, você erra, é comum isso acontecer para aprendermos. Na nossa fé, o maior não é o que tem o título mais poderoso. Qual caminho você quer? Da fama? Da glória? Do reconhecimento das pessoas? Ou você quer ser feliz na simplicidade?

A pessoa que hoje sofre por amor ao Nosso Senhor será por Ele exaltada. Não há progresso na vida espiritual sem esforço. A pessoa que não sai de si, não cresce. Deus não pode ajudar quem não quer ser ajudado.

Nossa vida não muda se fizermos todos os dias as mesmas coisas, da mesma maneira. Não seja preguiçoso, confie na graça de Deus e seja feliz! A graça, sem esforço, não encontra onde agir. O esforço, sem a graça, também não surte efeito.

Não podemos passar a vida inteira nos escondendo por medo de fracassar. A vida é única! Tente, lute e, se precisar, fracasse. A pessoa que não tenta não fracassa naquilo que faz, mas naquilo que é. O fracasso nos ensina, nos dá experiência.

Não tenha medo do que os outros vão achar de você. A vida é sua e ninguém pode vivê-la no seu lugar. Vale a pena, sim, ouvir os conselhos das pessoas que nos amam e receber as críticas positivas. Entretanto, precisamos filtrar o que ouvimos porque muita gente tenta nos derrubar.

Quem quiser amar a vida e ser feliz, precisará ser zeloso do bem. O que é ser zeloso? Zelo é unir esforço e talento. Uma pessoa que é talentosa, porque se esforça, é zelosa. Não dá para se contentar em viver a vida no “mais ou menos”.

A gente quer a sabedoria, mas não quer o sofrimento. As duas coisas estão ligadas. Aprendemos a viver vivendo! A pessoa preguiçosa tenta procurar atalhos em tudo. Vá pelo caminho mais longo, pague o preço, mas faça o certo. Aquele que se humilhar e se esforçar será exaltado, lembre-se sempre disso. Amém!

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cerco de Jericó

A próxima missão do Desafio Jovem será no Retiro de Carnaval...

Faltam apenas 8 dias e estamos em intercessão constante e agora vamos iniciar o CERCO DE JERICÓ.

Vamos dar início ao cerco na próxima sexta-feira (25/02) às 15h e queremos convidar vocês a participar deste momento de oração conosco. É fácil, veja só...

O Cerco de Jericó é um período de 7 dias em que ficamos 24 horas em oração em alguma intenção. Neste caso o Retiro de Carnaval. Cada pessoa se compromete a ficar por um período de 1 hora por dia em oração. O horário em que for mais fácil para cada um, você escolhe. E neste horário você tem a liberdade de rezar como achar melhor. Pode ser o terço, ofício, oração com a Palavra, louvor, adoração, enfim, o que o Espírito Santo inspirar. O que não pode é ficar nenhum horário sem ninguém...

Para participar basta acessar www.missaodj.blogspot.com e seguir as instruções.

Desafio Jovem de sábado está imperdível!


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Escola de Formação e Pregadores

Escola de Formação e Pregadores

Objetivo geral:
Formar a todos os interessados nos encontros dentro da Doutrina da Igreja Católica e proporcionar uma base solida para o aprofundamento na pratica da vida espiritual.

Foco dentro da Obra Jovem:
Formar coordenadores de obras para que eles possam servir melhor em seus ministérios e vida pessoal bem como a serem capacitados a formar seus servos segundo os ensinamentos da Igreja Católica. Passar conteúdo de aprofundamento para os pregadores da OJ.  É aberta a participação também de todos os servos da OJ que assim o desejarem com firmeza.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Enquete

Pessoal entrem em www.missaodj.blogspot.com e participem da enquete:
Qual é a música que mais te toca?

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Juventude Mãe da Igreja no Retiro Rensp


A Mãe da Igreja marcou presença no Retiro Rensp que aconteceu no último final de semana. Confiram algumas fotos!




Desafião


O Desafio de sábado agora está imperdivel!
Vai ser um Desafião!
Começando as 19h e terminando as 21h!
DUAS HORAS DE GRUPO!!!!
Imperdível!
E pra ficar melhor ainda só falta vc!!!
Te esperamos no Salão Paroquial da MDI.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Momento da palavra

II Reis 6, 15-23:
15. No dia seguinte, Eliseu madrugou para sair, e viu que um exército estava a cercar a cidade, com cavalos e carros. O seu servo disse-lhe: «Meu senhor, que vamos fazer?»
16. Eliseu respondeu: «Não tenhas medo. Os que estão connosco são mais numerosos que eles».
17. E Eliseu rezou: «Javé, abre os olhos do meu servo, para que ele possa ver». Javé abriu os olhos do servo, e ele viu a montanha cheia de cavalaria e carros de fogo em torno de Eliseu.
18. Quando os arameus desceram contra ele, Eliseu pediu a Javé: «Confunde a vista desta gente». E Javé confundiu a vista deles, conforme Eliseu havia pedido.
19. Então Eliseu disse-lhes: «Não é este o caminho, nem a cidade certa. Segui-me e levar-vos-ei ao homem que procurais». E levou-os para Samaria.
20. Quando entraram em Samaria, Eliseu pediu: «Javé, abre-lhes os olhos, para que vejam bem». Javé abriu-lhes os olhos, e eles começaram a ver: estavam no centro de Samaria!
21. Ao vê-los, o rei de Israel perguntou: «Devo matá-los, meu pai?»
22. Ele respondeu: «Não os mates. Irias matar gente que não aprisionaste com a tua espada e o teu arco? Dá-lhes pão e água, para que comam e bebam, e depois voltem para o seu senhor».
23. O rei preparou-lhes um grande banquete. Eles comeram e beberam. Depois o rei despediu-os, e eles voltaram para o seu senhor. E os bandos arameus não voltaram a fazer incursões no território israelita.

O que essa Palavra de hoje nos revela? Nos revela que a fé não é uma ficção, é acreditar naquilo que você não vê. O fato de você não conseguir enxergar, não afirma que algo não existe. A gente não vê o ar que respira, mas ninguém tem dúvida de que ele está presente.
Você vê o amor? Não, vê a atitude de alguém que está amando, fazendo um carinho, olhando para alguém com doçura. Você consegue ver o físico, mas o amor mesmo é invisível. O mal também a gente não vê, mas vê muito bem as atitudes más.

Deus nos ama e nunca deixa de nos amar. Mas não basta que Ele nos ame para ganharmos a vitória. É preciso que a gente também o ame e batalhe para alcançar a graça. Para que a vitória acontecesse, Eliseu rezou. A oração é a melhor maneira de permanecer firme no Pai.
Quando os nossos olhos são abertos pelo Espírito Santo, conseguimos ver, em qualquer situação, a mão de Deus perto de nós. Queira a presença do Senhor com você em tudo que o acontece.

Devemos orar pelos que nos perseguem e nos odeiam, pois é por meio da oração que Deus chega ao coração deles.

Jesus quer nos libertar de todo inimigo espiritual que quer nos afastar d'Ele e nos deixar deprimidos. Neste dia, confie porque Deus vai sustentar você. Tudo que aparece na nossa vida pode se tornar um carro para nos conduzir ao Senhor, eles podem nos transportar para o céu se assim quisermos.

O casamento pode ser para nós um transporte, assim como o trabalho, as amizades... Sempre pense que as dificuldades podem ser um oportunidade para você recomeçar e crescer.

Reze ao Pai e peça para que Ele abra o seu coração para essa realidade.

Cabe somente a nós escolher como a situação que nos acontece hoje vai nos afetar.

Se você quiser ficar bravo, ficará; se escolher reclamar, assim será...

A escolha é sua! Amém!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Precisamos de Santos - JPII

"Precisamos de Santos sem véu ou batina.



Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.


Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.


Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.


Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.


Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.


Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças socias.


Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.


Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.


Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.


Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.


Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.


Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos".

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Evangelho do dia

A Palavra do Evangelho meditada hoje está em Atos dos Apóstolos 2, 14-40:

14. Então Pedro, que estava ali com os outros onze Apóstolos, levantou-se e disse em voz alta: «Homens da Judeia e todos os que vos encontrais em Jerusalém! Compreendei o que está a acontecer e prestai atenção às minhas palavras: 15. estes homens não estão embriagados como pensais, pois são apenas nove horas da manhã.
16. Pelo contrário, está a acontecer aquilo que o profeta Joel anunciou:
17. "Nos últimos dias, diz o Senhor, Eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os vossos filhos e filhas vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos.
18. E, naqueles dias, derramarei o meu Espírito também sobre os meus servos e servas, e eles profetizarão.
19. Farei prodígios no alto do céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e nuvens de fumo.
20. O Sol transformar-se-á em trevas e a Lua em sangue, antes que chegue o dia do Senhor, dia grande e glorioso.
21. E todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo".
22. Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem que Deus confirmou entre vós, realizando por meio d'Ele os milagres, prodígios e sinais que bem conheceis.
23. E Deus, com a sua vontade e presciência, permitiu que Jesus vos fosse entregue, e vós, através de ímpios, mataste-l'O, pregando-O numa cruz.
24. Deus, porém, ressuscitou Jesus, libertando-O das cadeias da morte, porque não era possível que ela O dominasse.
25. De facto, David assim falou a respeito de Jesus: "Eu via sempre o Senhor diante de mim, porque Ele está à minha direita, para que eu não vacile.
26. Por isso, o meu coração se alegra, a minha língua exulta e a minha carne repousa com esperança.
27. Porque não me abandonarás na região dos mortos, nem permitirás que o teu santo conheça a corrupção.
28. Tu me ensinaste os caminhos da vida e me encherás de alegria na tua presença".
29. Irmãos, quanto ao patriarca David, permiti que vos diga com franqueza: ele morreu, foi sepultado e o seu túmulo está entre nós até hoje.
30. Mas era profeta e sabia que Deus lhe havia jurado solenemente fazer com que um seu descendente lhe sucedesse no trono.
31. Por isso, previu a ressurreição de Cristo e disse: "Ele não foi abandonado na região dos mortos e a sua carne não conheceu a corrupção".
32. Deus ressuscitou este Jesus. E nós todos somos testemunhas disso.
33. Ele foi exaltado à direita de Deus, recebeu do Pai o Espírito prometido e comunicou-O: é o que vedes e ouvis.
34. De facto, David não subiu ao céu, mas disse: "O Senhor disse ao meu Senhor: senta-Te à minha direita,
35. até que faça de teus inimigos um lugar para apoiares os teus pés".
36. Que todo o povo de Israel fique a saber com certeza que Deus tornou Senhor e Cristo aquele Jesus que vós crucificastes».
37. Quando ouviram isto, todos ficaram de coração aflito e perguntaram a Pedro e aos outros discípulos: «Irmãos, que devemos fazer?»
38. Pedro respondeu: «Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; depois recebereis do Pai o dom do Espírito Santo.
39. Pois a promessa é em favor de vós e de vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar».
40. Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho e exortava, dizendo: «Livrai-vos da gente corrompida».

A ressurreição do nosso coração desgostoso, sem esperança, solitário, só vem de Deus. E Ele quer dar a você isso hoje! Se você quiser e confiar, o Senhor agirá! Na passagem meditada hoje, estava havendo uma festa na região, e vieram pessoas de vários locais. Muitas línguas eram faladas, e os moradores nativos ficaram espantados. Alguns acharam que eles estavam bêbados por falarem "enrolado". Pedro, nesse momento, interveio e disse que não era isso. O que aconteceu foi que aqueles homens ficaram cheios do Espírito Santo.

A nossa religião é difícil, o maligno nos tenta, nos persegue. A Igreja é maravilhosa, mas se você quer ser um cristão de verdade prepare-se para a batalha. Quem vai para a Igreja a fim de fugir das próprias frustrações, está no lugar errado. Lá é local para se curar e viver uma vida de santidade.

A Igreja é local de gente fraca, que viveu no pecado, mas não de gente covarde! Deus zela por quem busca Sua verdade. Quem olhava para Pedro sabia que ele tinha vivido algo diferente. Eu quero dizer a você que está prestes a cometer um aborto, a tomar uma decisão catastrófica na sua vida: Deus ama você! Ele quer lhe dar a força e coragem de que você precisa, esse incentivo que deu aos apóstolos.

Quando nós escolhemos pelo pecado, expulsamos o Pai do nosso coração. Mas, mesmo que você queira, Ele não se afasta por completo. Mesmo quando você faz tudo errado, o Senhor está lá ao seu lado, para quando você precisar chamá-Lo. Deus é apaixonado por você, quer seu bem a todo o custo.

O pecado não nos adormece para a dor, nos adormece para o amor. A pessoa que peca vê o amor de Deus agir em todos, mas não consegue senti-lo nela mesma. É muito triste isso, pois causa revolta nela não ver Deus agindo em sua vida.

Você pode dizer: “Eu sei das minhas fraquezas, tento lutar contra eles, mas sempre caio nos mesmos erros. O que eu devo fazer?” Você deve buscar a salvação, porque a pessoa que consegue resolver seus problemas sozinha não precisa ser salva. Jesus é o nosso Salvador, confie suas aflições e dificuldades a Ele. Com certeza, sua vida vai mudar! Ninguém consegue sair sozinho do pecado. Se Deus não se manifestar, você não escapará.

A salvação está em acreditar em Jesus e voltar o seu coração para Ele. No momento que fizer isso, assim como na passagem de hoje, o Espírito Santo vai descer sobre sua vida, dando-lhe força para vencer as dificuldades. Essa promessa é para todos nós! Amém!

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Tamo Junto

 O tamu junto foi um momento onde todos nós, servos da Obra Jovem, nos encontramos para louvar e reencontrar o Senhor.
Primeiro tivemos um grande momento de oração onde todos pedimos para que o Espirito Santo viesse preencher os espaços que ficaram vazios durante as férias, pois muitas vezes quando entramos de férias, fazemos o mesmo com Deus. Dessa forma, iremos começar este novo ano mais cheios e com a possibilidade de nos doar mais.



Desafio Jovem - Aviva Belô

Como oramos por nossas famílias?

Família é um sonho de Deus, um sonho que vem do amor de Deus (ágape). Vemos isso já narrado quando Deus ao criar o homem à sua imagem e semelhança, reconhece não ser bom que ele vivesse só (cf. Gn 2,18), “dando-lhe uma ajuda que seja adequada”, dizendo ainda que suas gerações deveriam  se unir. Assim a primeira forma de intercessão é pedir que o Espírito Santo de Deus conceda aos casais, a graça da unidade, onde o amor (eros: amor entre homem e mulher), os faça purificar e amadurecer o relacionamento. Esse caminho deve passar muitas vezes pela renúncia, pelo perdão, para chegar a reconciliação e, assim, encontrar o amor “ágape” que exprime o amor de descoberta do outro, superando o egoísmo e o invidualismo, tornando-se cuidado do outro e pelo outro.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

30 anos de Padre Danilo

Palavra de hoje

A Palavra do Evangelho meditada hoje está em Mateus 8, 14-17:14.

Jesus entrou na casa de Pedro e viu a sogra de Pedro deitada, com febre. 15. Então Jesus tocou-lhe na mão e a febre deixou-a. Ela levantou-se e começou a servi-los. 16. À tarde, levaram a Jesus muitas pessoas que estavam possuídas pelo demônio. Jesus, com a sua palavra, expulsou os espíritos e curou todos os doentes, 17. para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: «Ele tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças».


Essa Palavra nos fala de uma cura que não acontece de acordo com os critérios da sabedoria humana, de forma natural, mas sim de acordo com a luz da fé. Quando Jesus entra numa família e age, Ele a transforma! Essa Palavra fala de cura interior, cura de nossas doenças psíquicas.
Nesta passagem bíblica, São Mateus diz que Jesus tocou essa mulher com a mão e a febre a deixou. Assim que o milagre aconteceu, ela passou a segui-Lo. Precisamos também ser assim, reconhecer o milagre e seguir o Senhor! Qual é o sinal de Deus na nossa vida? A Palavra, meus irmãos! É imprescindível ter uma Bíblia em casa.

Todas as vezes em que clamamos a Deus e pedimos Seu Espírito Santo Ele O envia a nós, nos fortalece e cura o nosso corpo e o nosso coração. Quando uma pessoa é curada, quer dizer que ela foi tocada pelo mesmo Espírito que tirou Jesus dos mortos.

Pensamos muito na morte física, mas existe uma morte muito pior: a espiritual. Isso acontece com a pessoa que não ama, que não perdoa, que não sabe ver a grandeza de Deus. Não deixe a sua alma morrer! Quando você ouvir que, num momento de oração, alguém foi curado, não estranhe. Estranho seria se Jesus não nos curasse.

As curas servem para nos lembrar de que toda a dor e toda a morte vão acabar. Deus está presente e a ressurreição está a nosso alcance. Se esse corpo que nós temos não fosse ressuscitar, Jesus não o curaria, só curaria as doenças da alma. Ele nos ressuscitará de uma forma diferente!
Como é que Jesus nos cura? Carregando nossas enfermidades em Suas chagas. Como pode uma pessoa ferida encontrar cura nas feridas do Pai? Isso é mágico, é lindo. Jesus é um mar de amor e misericórdia.

Comece esta semana forte no Senhor, não desanime, peça a força do Espírito Santo. Se Jesus pode curar uma pessoa mortalmente ferida, imagine o que pode fazer por você? Amém!

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Fotos Desafio Jovem 05/02


O primeiro Desafio Jovem do ano, com o tema "Santos Loucos" foi super especial. Confiram algumas fotos.




Pietá

A 37ª Campanha de Popularização de Teatro está apresentando, com apoio da Rede Catedral, a peça Pietá- As Sete Dores de Maria. Até dia 23/02, às segundas, terças e quartas, 19h00, no Prado. Um ótimo programa. Mais informações: (31) 3213-3042 e 9223-7643.

Mini retiro da Crisma

O mini retiro da Crisma está chegando. É dia 12 e 13/02. Contagem regressiva...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Papa aos Jovens

"Convido-vos: estudai o catecismo! Esse é o meu desejo, de coração. [...] Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo para isso! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, leiai-o em duplas, se sois amigos, formais grupos e redes de estudo, trocai ideias pela Internet. Permanecei, de todos os modos, em diálogo sobre a vossa fé!", exclama o Papa Bento XVI aos jovens.

O convite do Papa está no prefácio do catecismo para jovensYoucat (abreviatura de Youth Catechism – Catecismo Jovem). O material faz parte do kit peregrino e será distribuído a todos os participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011, que acontece em Madri, capital espanhola, de 16 a 21 de agosto deste ano - 

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

COMO SER UM ADORADOR?

“Os vinte e quatro anciãos que se assentam nos seus tronos diante de Deus, prostraram-se de rosto em terra e adoraram a Deus dizendo: Graças te damos, Senhor, Deus Dominador, que és e que serás, porque assumiste a plenitude de teu poder real.” (Ap 11,16-17)

Fomos criados para o louvor, a adoração e a permanecermos Diante do Trono de Deus. Por intermédio de Jesus Cristo podemos ter acesso ao Santo do Santos! ALELUIA!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Zin Desafio Jovem - Edições 35 e 36

Edição 35

Edição 36

Não recebe o Zin? Cadastre-se aqui.

Clique aqui para ver todas as edições.

Formação Intercessores

Na última quinta-feira tivemos a 1ª formação de intercessores do ano.

As formações acontecerão todo mês.
Todos os coordenadores e servos de intercessão são convocados a participar das formações.

Além disso, qualquer um que tenha interesse será muito bem-vindo!

Confira os slides que foram passados na formação.

II Tamo Junto


DOMINGO - 06/02 - É DIA DE TAMU JUNTO!

DE 08h30 ÀS 12h NO SALÃO PAROQUIAL

ESPERAMOS POR VOCÊ PARA COMEÇARMOS O ANO EM COMUNIDADE!