terça-feira, 10 de agosto de 2010

Palavra de Hoje - 10/08

Bom dia a todos!!!

A palavra de hoje está em: Lucas 2, 41-52

41.Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa.
42.Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.
43.Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem.
44.Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos.
45.Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele.
46.Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.
47.Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.
48.Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.
49.Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?
50.Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera.
51.Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.
52.E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.

Achei muito interessante a palavra de hoje...
Jesus se perde e seus pais o encontram no templo ensinando e a resposta para os pais é até um pouco óbvia porque para Jesus, eles já deviam saber que Ele tinha uma missão e era o enviado de Deus, mas Ele percebe que os pais ainda não tinham compreendido e por isso, "em seguida" é obediente e volta com eles para casa sendo-lhes submisso em tudo e por esses comportamentos Ele "crescia em estatura, sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens".

Por outro lado Maria guardava essas coisas no seu coração e imagino que ela devia ficar pensando sobre isso e tentando compreender a missão que Jesus tinha e como ela deveria agir diante do plano de Deus. Mais pra frente na palavra vemos que essas coisas que ela guardava e "ruminava" no coração foram importantes para ela compreender a missão de Jesus e seu papel importante como mãe nessa missão quando nas bodas de caná ela que agora não compreendeu a resposta de Jesus é depois a responsável por "impulsionar" Jesus a começar a realizar o plano de Deus.

Fiquei pensando em nossa vida, em minha caminhada mesmo, quanta vezes temos a certeza que estamos fazendo o óbvio, que as pessoas já deviam ter entendido o porque de certas certos comportamentos, decisãos e atitudes, mas percebemos que não e por isso recuamos e somos obedientes e nessa obediência crescemos na caminhada, na vida de oração, na entrega a Deus. Mesmo que às vezes possa parecer que estamos dando passos para trás a obediência é caminho de santidade, é porta para o céu.

E ainda como Maria quantas vezes não entendemos os caminhos de Deus, o plano d'Ele para nós e o nosso papel, o que devemos fazer, mas assim como ela devemos guardar no coração, "ruminar" e esperar no Senhor porque um dia tudo fica muito claro. É impressionente como são as coisas de Deus... Em um dia não entendemos nada, não sabemos o que fazer, não vemos nenhuma possibilidade e guardando as coisas no coração podemos até passar por momentos de angústia, mas de repente, passamos a entender tudo e principalmente nosso papel e o milagre acontece.

Aprendamos com Jesus a ser obediente e com Maria a guardar todas as coisas no coração e deixar Deus revelar seu plano para nós. Amém!

Ótimo dia para todos!!!
Fiquem com Deus!!!

Com carinho,

Mariana

Nenhum comentário: