quinta-feira, 22 de julho de 2010

Papa Bento XVI: “A santidade jamais passa de moda”

Sulmona em festa neste domingo pela visita de Bento XVI. O Papa – na sua XIX viagem na Itália – visitou pela terceira vez a região de Abruzos por ocasião do oitavo centenário do nascimento de São Pedro Celestino V. Momento culminante do dia, a Santa Missa celebrada na Praça Garibaldi.Pensando nas dificuldades desta região – a precariedade, por causa da falta de trabalho, a incerteza pelo futuro, o sentido de desalento devido ao terremoto de 6 de abril de 2009 – o Pontífice expresou toda a sua proximidade e falou do exemplo – ainda hoje atual - de Pietro Angelerio. “Alguém que buscou Deus”, o definiu Bento XVI que, no silêncio da sua vida como eremita, conseguiu ouvir a voz de Deus.


“Vivemos numa sociedade em que cada espaço, cada momento parece ter que ser preenchido com iniciativas, atividades, sons; muitas vezes – disse o Papa - não há tempo nem sequer para escutar e para dialogar. Então o convite do Pontífice a não “ter medo medo de fazer silêncio fora e dentro de nós”, para sermos então “capazes não somente de escutar a voz de Deus, mas também a de quem está ao nosso lado, dos outros”. São Pedro Celestino V – que amadureceu também “uma experiência viva da beleza da criação” – sabia bem que “o essencial de nossa existência nos foi dado sem que pedíssemos”. De fato, Deus “nos antecipa sempre e em cada vida há o bonito e o bem que nós podemos reconhecer facilmente como sua graça, como raio de luz da sua bondade”.

Passados oitocentos anos do nascimento de São Pedro Celestino V, portanto, “ele permanece na história por causa dos conhecidos eventos do seu tempo e do seu pontificado e, sobretudo, pela sua santidade”, que nos convida a “manter sempre abertos os “olhos interiores”, os olhos do nosso coração”.

“A santidade não perde nunca a sua força atrativa, não cai no esquecimento, não sai de moda; ao contrário, com o passar do tempo, resplandece com sempre maior luminosidade, expressando a perene inclinação do homem em direção a Deus”.


Fonte: Comunidade Obra de Maria

Um comentário:

Deborah disse...

Que lindo!
Que bençao!