sábado, 4 de junho de 2011

e-PASCOM

Gente,
Com  muita alegria participei hoje do e-Pascom, Encontro de Pastorais de Comunicação da Arquidiocese de BH. E queria partilhar um pouco do que ouvi hoje.
O nosso bispo Dom Joaquim Mol esteve presente e nos falou muitas coisas bonitas:
Nós eramos mais do que 12, na realidade, quase 100 pessoas participaram do evento. Mas, se Jesus com 12 discipulos conseguiu ganhar o mundo, que responsabilidade nós, deste encontro, não temos?
Nós temos então, a responsabilidade de animar, revitalizar, incentivar esse setor da Igreja: a comunicação.

Para isso temos que prestar ajuda à comunicação, incentivando e fornecendo soluções viáveis nas paróquias, meios sociais e mídias.
Além disso temos que ser comprometidos com a mensagem que comunicamos: JESUS
A mensagem que o Papa Bento XVI, nos seus 84 anos de idade, mostra a importância dos novos meios, mas que eles NUNCA substituirão a comunicação face-a-face.



Nós devemos lembrar que a comunicação não são simplesmente meios. A Comunicação, ainda mais na igreja, é ESTRATÉGICA.
Sem comunicação não é possível fazer evangelização
Por isso, não é possível imagincar uma comunidade sem comunicação, e devemos colocar a comunicação no seu lugar.

Depois a Irmã Alba veio nos falar sobre o histórico desse dia, que surgiu do Vaticano II, no documento Inter Mirifica.
E nesse documento fala que a missão da comunicação é prioritariamente dos LEIGOS.

Após nos instruir tanto, Irmã Alba parte com uma pergunta: O que nós fazemos pela Comunicação?

Depois entrou um participante da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese (que me esqueci o nome =p) Nos lembrar que a comunicação não pode ser pensada restritamente nos meios (email, blog, site, facebook, twitter, tv, rádio...), mas que ela vai muito além disso. Ela é cada conversa, cada forma de agir, de interagir com o mundo.

Por fim, Luciana Rocha fez a apresentação para responder a pergunta: O que é PASCOM?
Pastoral é pastorear, assim como o Bom Pastor. Por isso é necessário zelo, amor,. compreensão, orientação, inventivo, colocar-se a serviço para pastorear.
Já comunicação é ato social vital, que nasce com o próprio homem.
Deus é comunicação. A trindade é o símbolo perfeito de toda comunicação: É o Pai, que pela Palavra cria o mundo, envia seu Filho. O Filho que é a mensagem divina (O meio é a mensagem, como dizia o teórico da comunicação McLuhan), que se comunica ao mundo. E quando ele sobe ao Pai, vem o Espírito Santo nos COMUNICAR, lembrar e explciar a respeito da BOA NOVA.

Então, para ser um bom comunicador é necessário escuta, fé, oração, amor, diálogo, a Palavra de Deus e estar sempre em Missão.

Entretanto A PASCOM NÃO É SOMENTE MAIS UMA PASTORAL. Ela interage com todas as pastorais, da suporte a todas as outras pastorais, integra a igreja, a comunidade. Ela dá sentido pastoral à comunicação, nas atividades e na existência da comunidade.

Devemos ter a PASCOM pois ela fortalece a COMUNHÃO da comunidade, promulga o CONHECIMENTO, divulga, nos aproxima e utiliza a linguagem adequada a cada meio de comunicação.

Deve ser uma equipe coesa e articulada. E ainda mais, a ESPIRITUALIDADE do comunicador é essencial.

Para fazer parte basta ser uma pessoa COMPROMETIDA com a comunicação e envolvida com a Palavra de Deus.

Muitas idéias nos foram mostradas também. Vale a pena ser comunidade por isso, uma experiência agrega a nossa experiência e nos ajuda a caminhar.

Quer fazer parte também da PASCOM? Procure o Padre Márcio, ou eu, Isabela Latif!

Nenhum comentário: