segunda-feira, 27 de junho de 2011

Desafio Jovem

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Desafio Jovem

Aniversário de 60 anos de sacerdócio do Papa Bento XVI

Hoje, quinta-feira, dia de Corpus Christi, o Papa Bento XVI celebra 60 anos de sacerdócio!

Parabéns à fidelidade, perseverança e exemplo deste homem que é a cabeça da nossa Igreja.

Vamos nos lembrar dele nas missas de hoje para celebrar com ele esta data especial.


O valor do celibato
Por Christopher West
Tradução livre


Para entender o valor do celibate, nós devemos entender o valor do casamento. Por quê? Porque a Igreja se baseia no valor de qualquer sacrificio no valor daquilo que se sacrifice. Por exemplo, seria sem sentido para mim deixar de fumar na Quaresma. Fumar tem Zero valor para mim.

sábado, 18 de junho de 2011

Fotos Barraquinhas

Quanta alegria na festa da nossa Padroeira!
As barraquinhas desse ano foi uma animação só!




Veja mais fotos no nosso Facebook.

sábado, 11 de junho de 2011

Tamu Juntos

Barraquinhas mãe da Igreja

Não se esqueçam!
Hoje é dia de barraquinhas nos Pavonianos!
Venha participar conosco.
A partir das 19 horas!
Contamos com você.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dez Chaves para manter aberta a porta da acolhida

  1. Manter uma atitude de abertura de coração e alegria com a presença do outro, sabendo que quem acolhe um irmão ou irmã está acolhendo o próprio Cristo
  2. Manter uma atitude de prontidão para ajudar nas necessidades dos que procuram a Igreja, também nos momentos imprevistos, não programados.
  3. Manter uma atitude para que quem chega possa sentir-se bem em nossos ambientes: considerado, valorizado e acolhido
  4. Rezar pelas pessoas que nos procuram, sobreturdo pelas que estão em situação mais difíceis, de modo que, em nossa missão evangelizadora, a graça de Deus possa estar sempre presente.
  5. Dar o primeiro passo na acolhida, tanto para quem nos procura quanto para os que visitamos, desejando-lhes sempre a paz: "A paz esteja nessa casa e com todos os moradores".
  6. Evitar que as pessoas passem por constrangimentos ao buscar a ajuda da Igreja. Adotar uma forma adequada de agir, sobretudo para os casos de pessoas em situação "irregular" diante da lei da Igreja, a fim de que elas possam aproximar-se, e não se afastar.
  7. Evitar atitudes autoritárias sobretudo quando as pessoas têm comportamentos que não condizem com certos ambientes e espaços da Igreja. Procurar a melhor maneira de fazer as observações sem ferir.
  8. Ter uma mentalidade de mudança nas posturas pessoas e interpessoaism mantendo-nos sempre abertos(as) para rever nossas atitudes pessoais e de equipe, e projetar sempre novas perspectivas.
  9. Atender bem as pessoas ao telefone com um tom de voz agradável, alegre, disponível, mantendo uma atitude positiva dizer: sim, vou providenciar, vou tentar, estou à disposição, conte com a gente.
  10. Olhar para Jesus Cristo, Mestre e comunicador, Caminho, Verdade e Vida, e aprender dele, com ele, como nos comunicarmos com as pessoas. Olhar para a ternura de Maria, mulher comunicadora de Jesus, e tê-la como companheira de caminhada. Assimilar o ardor missionário de Paulo, sempre disponível ao anúncio do Evangelho, e sentir o chamado de acolher e evangelizar hoje, com novas formas, novos métodos, novo ardor missionário.

domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial da Comunicação

Hoje, 5 de Junho, é celebrado o dia Mundial da Comunicação.
Para essa ocasião, o Santo Padre, Papa Bento XI, nos pede para evangelizar através da Internet.

Seja criativo!
Compartilhe a sua idéia conosco!

sábado, 4 de junho de 2011

e-PASCOM

Gente,
Com  muita alegria participei hoje do e-Pascom, Encontro de Pastorais de Comunicação da Arquidiocese de BH. E queria partilhar um pouco do que ouvi hoje.
O nosso bispo Dom Joaquim Mol esteve presente e nos falou muitas coisas bonitas:
Nós eramos mais do que 12, na realidade, quase 100 pessoas participaram do evento. Mas, se Jesus com 12 discipulos conseguiu ganhar o mundo, que responsabilidade nós, deste encontro, não temos?
Nós temos então, a responsabilidade de animar, revitalizar, incentivar esse setor da Igreja: a comunicação.

Para isso temos que prestar ajuda à comunicação, incentivando e fornecendo soluções viáveis nas paróquias, meios sociais e mídias.
Além disso temos que ser comprometidos com a mensagem que comunicamos: JESUS
A mensagem que o Papa Bento XVI, nos seus 84 anos de idade, mostra a importância dos novos meios, mas que eles NUNCA substituirão a comunicação face-a-face.

Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Comunicação


Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital

Queridos irmãos e irmãs!
Por ocasião do XLV Dia Mundial das Comunicações Sociais, desejo partilhar algumas reflexões, motivadas por um fenômeno característico do nosso tempo: a difusão da comunicação através da internet. Vai-se tornando cada vez mais comum a convicção de que, tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais. As novas tecnologias estão a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão.

Credo da Comunicação

Creio em Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Trindade que estabelece a comunicação e a comunhão.
Creio em Jesus Cristo comunicador, palavra e imagem do Pai, que revelou o rosto e os segredos do Reino aos pequenos e desprezados da sociedade.
Creio em Jesus que trouxe a Boa Notícia e foi, ele mesmo, essa Boa Notícia comunicada em imagens, símbolos e histórias do cotidiano do ambiente onde ele viveu.
Creio em Jesus que comparou o Reino de Deus a um pouco de farinha, ao fermento que faz a massa crescer, ao grão de mostarda tão pequeno e tão grande ao mesmo tempo, comunicando assim que o Reino e dos pequenos.
Creio em Jesus que viveu as relações humanas, acolheu discípulos e discípulas, grupos e pessoas e, pela sua presença, revelou a bondade e a misericórdia do Pai.
Creio no Espírito Santo que pousou sobre Jesus, no Batismo, e comunicou a ele o amor do Pai e sua própria missão.
Creio no Espírito de Deus presente em cada pessoa, criando e recriando a comunicação interior e profunda, que refaz a pessoa por dentro e a lança para novos caminhos e novas metas, criadoras de vida e comunhão.
Creio que Maria é mulher comunicadora de Jesus com a vida, a palavra e, sobretudo, o gesto de apresentar Jesus ao mundo, desde a visita a Isabel, quando o menino exultou de alegria em seu ventre.
Creio que o apóstolo Paulo viveu e comunicou Jesus Cristo com a vida, as atitudes, a palavra falada e escrita. Ele mesmo disse de si: "Eu quero dar a vocês não só o Evangelho de Deus, mas a minha própria vida".
Creio que os instrumentos da Comunicação Social são meios de evangelização, espaços e lugares para o anúncio do Evangelho.
Creio na possibilidade de uma comunicação participativa e libertadora, onde as pessoas possam sentar ao redor da mesma mesa e ter propostas que transformem a realidade.
Creio que há mulheres e homens a caminho, construindo uma nova comunicação a serviço da vida.