sexta-feira, 29 de abril de 2011

João Paulo II

Vaticano promete se agitar esta semana. Tudo isso por conta da Beatificação de Karol Woktyla, mundialmente conhecido como Papa João Paulo II.
A cerimônia terá 4 etapas e durará 3 dias. Entre as etapas estão a Vigília, a Beatificação, a Missa de Ação de Graças e o Enterro dos Restos Mortais.
A Vigília acontecerá no dia 30 de abril, por volta das 21:00 (horário local). Nela está prevista uma cerimônia onde serão mostrados relatos de pessoas que receberam algum milagre do Papa. Além disso, também serão apresentados vídeos com cenas da vida de João Paulo II.
Beatificação, que acontece no dia 1º de maio, acontecerá na Praça de São Pedro. A cerimônia, conduzida pelo atual Para Bento XVI, será parecida com uma Missa Campal e nela será estabelecida a data e os textos que devem ser lidos para homenagear João Paulo II. Nesta cerimônia também será apresentado uma tapeçaria com a imagem do beato.
Missa de Ação de Graças acontecerá no dia 02 de maio. A missa também será realizada na Praça de São Pedro e será conduzida pelo cardeal Tarcísio Bertone.
Por fim, acontece o Enterro dos Restos Mortais. O corpo do beato será enterrado na Capela de São Sebastião (dentro da Basílica de São Pedro). Uma curiosidade na cerimônia é que o corpo de João Paulo II ficará próximo da escultura Pietá de Michelangelo.
Vale lembrar que João Paulo II foi um dos Papas que mais tempo exerceram a função. O beato teve 26 anos de papado. Em todos estes anos de papado, João Paulo II foi um dos Papas que mais viajou pelo mundo, ao todo ele visitou 129 países (seu antecessor Paulo VI realizou apenas por 12 viagens).

Nenhum comentário: