O Papa Bento XVI nomeia o padre Luiz Gonzaga Fechio, bispo auxiliar da Arquidiocese Belo Horizonte (MG). A ordenação episcopal será no dia 19 de março na Catedral de São Carlos, São Paulo, sua diocese de origem.
O anúncio da nomeação, feito nesta quarta-feira, dia 19, foi recebido com muita alegria pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo:
"Com esperança, dando graças, neste dia, compartilho a alegria de recebermos o presente da nomeação de mais um irmão bispo auxiliar para servir na Arquidiocese de Belo Horizonte. Nossos agradecimentos e adesão filial ao Santo Padre o Papa Bento XVI que solicitamente atende nosso pedido e nos envia este primeiro irmão fazendo crescer o número dos servidores bispos nesta amada Arquidiocese de Belo Horizonte, nas celebrações dos seus 90 anos de história tão fecunda e de tantos testemunhos.
Continuemos orando para que outros operários não demorem a chegar e assim possamos, juntos, servir cada vez mais e melhor ao amado Povo de Deus, como Igreja Viva Sempre em Missão, testemunhando o Reino de Deus para que o mundo creia e se abra ao seu amor pela justiça e promoção da paz."
Trajetória acadêmica e pastoral
Padre Luiz Gonzaga Fechio integra o clero diocesano de São Carlos (SP). Nasceu no dia 4 de dezembro de 1965, na cidade de Matão (SP). Nos seus dois primeiros anos de ministério (1991 e 1992) trabalhou na Paróquia Santo Antônio, em São Carlos , colaborando também no Seminário Diocesano, como orientador espiritual, além de auxiliar na docência.
Nos cinco anos seguintes (1993 a 1997), foi vigário paroquial e pároco nas cidades de Bariri e Itaju. Em 1998, transferido para Jaú, atuou como pároco nas paróquias Nossa Senhora do Patrocínio e Nossa Senhora de Fátima, também esteve à frente da Reitoria do Seminário Propedêutico, de 1998 a 2006. Nos dois anos posteriores cursou pós-graduação (Mestrado) em Teologia Moral , na Pontifícia Faculdade de Teologia “Nossa Senhora da Assunção”, em São Paulo. Atualmente realiza seu trabalho pastoral na Paróquia Santos Anjos, em São Carlos.
Mensagem do padre Luiz Gonzaga Fechio:
Agradeço, com grande reconhecimento, ao senhor arcebispo que me aceitou como colaborador, junto com o bispo auxiliar, no governo pastoral dessa parcela do povo de Deus, tão amada por Ele.
Após 20 anos como presbítero na diocese de São Carlos, desejo continuar o serviço à Igreja, consciente da minha fraqueza e, consequentemente, do quanto necessito da graça de Deus para exercer o ministério episcopal.
Sei que o Santo Padre o papa Bento XVI confia em minha frágil pessoa nesta nomeação, como também acredito nessa confiança em relação a todos que muito tem me ajudado em minha vocação, desde a minha infância até hoje.
Diante da expectativa desse povo tão amado do Senhor, presente na arquidiocese de Belo Horizonte, peço a oração de todos para que eu desempenhe a minha missão na doação, na simplicidade, na colegialidade, na comunhão, na obediência, no espírito de serviço, na caridade, enfim, segundo o coração do Bom Pastor, coração manso e humilde, que veio para servir e não ser servido."
Nenhum comentário:
Postar um comentário