quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Papa Bento XVI nomeia bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte




O Papa Bento XVI nomeia o padre Luiz Gonzaga Fechio, bispo auxiliar da Arquidiocese Belo Horizonte (MG). A ordenação episcopal será no dia 19 de março na Catedral de São Carlos, São Paulo, sua diocese de origem.

O anúncio da nomeação, feito nesta quarta-feira, dia 19, foi recebido com muita alegria pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo:
"Com esperança, dando graças, neste dia, compartilho a alegria de recebermos o presente da nomeação de mais um irmão bispo auxiliar para servir na Arquidiocese de Belo Horizonte. Nossos agradecimentos e adesão filial ao Santo Padre o Papa Bento XVI que solicitamente atende nosso pedido e nos envia este primeiro irmão fazendo crescer o número dos servidores bispos nesta amada Arquidiocese de Belo Horizonte, nas celebrações dos seus 90 anos de história tão fecunda e de tantos testemunhos.
Continuemos orando para que outros operários não demorem a chegar e assim possamos, juntos, servir cada vez mais e melhor ao amado Povo de Deus, como Igreja Viva Sempre em Missão, testemunhando o Reino de Deus para que o mundo creia e se abra ao seu amor pela justiça e promoção da paz."
Trajetória acadêmica e pastoral
Padre Luiz Gonzaga Fechio integra o clero diocesano de São Carlos (SP). Nasceu no dia 4 de dezembro de 1965, na cidade de Matão (SP). Nos seus dois primeiros anos de ministério (1991 e 1992) trabalhou na Paróquia Santo Antônio, em São Carlos, colaborando também no Seminário Diocesano, como orientador espiritual, além de auxiliar na docência.
Nos cinco anos seguintes (1993 a 1997), foi vigário paroquial e pároco nas cidades de Bariri e Itaju. Em 1998, transferido para Jaú, atuou como pároco nas paróquias Nossa Senhora do Patrocínio e Nossa Senhora de Fátima, também esteve à frente da Reitoria do Seminário Propedêutico, de 1998 a 2006. Nos dois anos posteriores cursou pós-graduação (Mestrado) em Teologia Moral, na Pontifícia Faculdade de Teologia “Nossa Senhora da Assunção”, em São Paulo. Atualmente realiza seu trabalho pastoral na Paróquia Santos Anjos, em São Carlos.
Mensagem do padre Luiz Gonzaga Fechio:
Agradeço, com grande reconhecimento, ao senhor arcebispo que me aceitou como colaborador, junto com o bispo auxiliar, no governo pastoral dessa parcela do povo de Deus, tão amada por Ele.
Após 20 anos como presbítero na diocese de São Carlos, desejo continuar o serviço à Igreja, consciente da minha fraqueza e, consequentemente, do quanto necessito da graça de Deus para exercer o ministério episcopal.
Sei que o Santo Padre o papa Bento XVI confia em minha frágil pessoa nesta nomeação, como também acredito nessa confiança em relação a todos que muito tem me ajudado em minha vocação, desde a minha infância até hoje.
Diante da expectativa desse povo tão amado do Senhor, presente na arquidiocese de Belo Horizonte, peço a oração de todos para que eu desempenhe a minha missão na doação, na simplicidade, na colegialidade, na comunhão, na obediência, no espírito de serviço, na caridade, enfim, segundo o coração do Bom Pastor, coração manso e humilde, que veio para servir e não ser servido."

Nenhum comentário: