terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reflexão

É a Palavra do Senhor, nosso Deus, que nos toma pela mão e nos ensina a caminhar. Não há felicidade longe do amor, e o amor é o Senhor. Qual é a vontade de Deus? A vontade do Senhor é que pratiquemos o bem; mas o sofrimento, muitas vezes, é consequência disso. O Senhor não quer o sofrimento; Ele quer que façamos o bem.


Todas as vezes que fazemos o bem recebemos o bem. O mal sempre traz suas consequências. Todo o bem que a gente faz volta a nós com seus frutos, com a graça de Deus. Pode ser que apareça, no seu caminho, quem o faça sofrer por causa da sua atitude correta, mas é melhor você sofrer praticando o bem do que praticando o mal. Se é para sofrer sofra praticando o bem! Não é Deus quem põe você à prova. O Senhor não é um carrasco, Ele nunca age de maneira contrária ao amor que Ele tem por nós.

Viva de maneira sensata com a pessoa que você escolheu para estar ao seu lado. As exigências de Deus não são inflexíveis. As determinações divinas não põem em xeque nossa liberdade nem nossa felicidade. Mesmo que a Palavra de Deus, às vezes, nos incomode, ela nos orienta. A experiência do Evangelho nos ensina que Deus jamais foi cruel com aqueles que Ele criou. O Todo-poderoso está sempre do nosso lado na luta contra o mal. A fé consiste em nos entregar ao amor de Deus; é preciso confiar que d'Ele não pode nos vir nada além de amor, misericórdia e salvação.

Quantas coisas a Palavra de Deus vai nos mostrando e nos deixando claro o que o Senhor quer que façamos. Todas elas nos indicam o amor. Este tempo de graça que estamos vivendo é tempo de sairmos de nós. Precisamos ser podados nesta Quaresma, pois uma árvore que não é podada cresce deformada. Uma pessoa que não é podada vive cheia de deformidades interiores. Não há progresso na vida espiritual sem esforço e sem a graça de Deus. Nós precisamos crescer na graça de Deus. Na vida espiritual, sem esforço, ninguém cresce. Não adianta o esforço sem a graça de Deus.

Cultive no seu coração o desejo do que é bom. Se você se aplicar ao bem você vai se superar.

Um pessoa que pode pouco, mas faz o pouco que pode consegue muito mais do quem pode muito e nada faz. Nós colhemos aquilo que plantamos. Essa luta que temos de travar por aquilo que traz felicidade faz com que colhamos essa graça [felicidade]. Que aquilo que você está fazendo hoje seja melhor do que você fez ontem.

O batalhador é admirado e respeitado. Quem se esforça é admirado. A pior coisa que existe é lidar com um preguiçoso. A pessoa esforçada adquire boa reputação e muitas portas se abrem para ela. Há sempre pessoas que têm dificuldade de se dedicar, mas é preciso fazer um esforço. Se você quer ser feliz seja zeloso do bem. E essa pessoa é quem se esforça e crê na graça do Senhor. Faça o bem aonde você for, porque é pelo esforço feito que vamos nos aperfeiçoando. Precisamos criar o hábito de fazer o bem.

A virtude é uma força que se manifesta em nós e que adquirimos pelo hábito de fazer o bem. Quando você se afasta de Deus para fazer o que é mau você não pode ser feliz. Você quer ter dias felizes? Semeie o bem por onde você passar!

São Francisco de Sales dizia: "Nós devemos ser mansos sempre".

Que Deus abençoe você.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: