segunda-feira, 30 de março de 2009

Apostolado - 19 de março

No dia 19 de março, Danilo pregou no Apostolado sobre servo e serviço.
Confira o resumo da pregação.


Existem três tipos de servos: a multidão de seguidores, os discípulos e os apóstolos.


Vemos o primeiro tipo na 1ª multiplicação dos pães – Jesus multiplica os pães e sobram 12 cestos. A multidão aderiu à Jesus porque comeram e ficaram saciados. Seguiam pelas obras que Ele fazia, buscavam apenas milagres. Mt 14,17

Quantas vezes pedimos e Deus não dá na hora ou apenas não dá porque sabe o que é melhor pra nós e achamos ruim. Algumas vezes até desistimos de segui-Lo quando isto ocorre. Você O segue pelos milagres, por aquilo que o Senhor pode te dar ou pelo o que Ele é?

Do mesmo modo em Jo 6,14-15 – Jesus ao perceber o que o povo queria fazê-Lo rei se afasta.

Depois fala em particular com os discípulos Jo 6, 25ss
Os discípulos são aqueles que caminham e escutam Jesus. Seguem Jesus pelos seus ensinamentos e reconhecem Nele um profeta, um verdadeiro enviado de Deus.

Jesus é o primeiro servo, Ele nos mostrou como devemos servir. Jo, 6,38

Como as palavras de Jesus eram duras (Jo 6, 53 – “Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.”) e escandalizava os judeus (que possuíam leis muito rígidas neste sentido), muitos foram embora, restando apenas os apóstolos.

Para os apóstolos não dá mais pra voltar, eles conhecem Jesus. “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.”. Jo 6, 68

Temos então três tipos de servos.
A multidão de discípulos, que seguem porque possuem algum interesse em Jesus e vão embora por qualquer motivo. Os discípulos que seguem e escutam, mas quando Ele apresenta a sua doutrina saem porque só aceitam aquilo que lhes interessam. Vivem com um pecado particular e não abrem mão de tudo. Por fim ficam os apóstolos que seguem mesmo quando não entendem tudo. O apostolado é uma entrega total de sua vida.

Jesus te aceita esteja você na multidão, seja um discípulo ou apostolo. Assim não é preciso fazer barganha e comércio com Deus, porque não tem nada que você faça que vá fazer Ele te amar mais ou menos.

Mesmo que não que alguém não esteja servindo em “obra” nenhuma é também servo de Deus. Você não precisa estar em obra pra ser servo, tem que servir em toda a sua vida, muito mais que na igreja deve ser servo na sua vida.

Paulo depois da sua conversão passa 3 anos no exílio e nesse tempo Deus trabalhou o seu coração. Às vezes achamos que estamos perdendo tempo se não estamos servindo, mas na verdade Deus está nos formando e moldando para o seu serviço. Foi durante o exílio que Paulo recebeu a sua missão de evangelizar os pagãos. Temos que aproveitar este momento, caso contrário realmente perderemos tempo.

São José tinha planos com Maria, mas como servo “perfeito” escuta o senhor e muda todos os seus planos. Jesus reconhece José como servo de Deus, reconhece a autoridade que Deus tinha lhe conferido, em Lc 2,41-52.

Dizer amém sem entender as obras de Deus é difícil, mas às vezes é o que Deus pede. Com isso você cresce na fé. Gostamos de pensar que sabemos o que é melhor pra nós, mas Deus é quem sabe, e o servo precisa passar pelo cadinho da humilhação.

Deus tem muitas maravilhas para nós, para você. Depende de você, do tanto que voe está preparado e O permite agir. Até aonde quero chegar?

Devemos cuidar das ovelhas que Deus nos confiou e lembrar: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Jo 13, 35

Nenhum comentário: