Cidade do Vaticano (Terça-feira, 03-05-2010, Gaudium Press) Não mais as Grutas Vaticanas, mas a Capela de São Sebastião, a segunda depois da entrada da Basílica vaticana, passa a ser lugar de culto ao agora Beato Papa João Paulo II. Hoje pela manhã o Cardeal Stanislaw Dziwisz, então secretário particular de João Paulo II, presidiu uma missa em privado diante do altar que passa a conservar o corpo do novo beato na Capela de São Sebastião. O ataúde foi transportado para a capela ontem à noite, após a Basílica ter sido fechada.
Quando hoje de manhã a Basílica de São Pedro foi reaberta, às 7h, muitas pessoas já esperavam na entrada. Vieram rezar no novo túmulo de João Paulo II.
Ontem à noite, às 19h30 (horário de Roma) foi realizada a cerimônia de reposição do caixão com o corpo do novo beato, presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, que estava acompanhado pelos cardeais Angelo Comastri, arcipreste da Basílica, e o próprio Stanislaw Dziwisz, que é também arcebispo de Cracóvia, na Polônia. Estavam presentes ainda os mais próximos colaboradores de Papa Wojtyla, como a freira Tobiana, junto às outras seis que trabalhavam no apartamento papal, entre outros.
Até às 17h30 desta segunda-feira, as pessoas puderam prestar homenagem ao corpo do beato João Paulo II. Por volta das 16h, o Cardeal Comastri recitou o último rosário.
Segundo os dados da Gendarmeria vaticana, mais de 100 mil pessoas passaram diante do caixão do Papa polonês. Com os dados de domingo, no total foram mais de 350 mil pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário