sábado, 4 de abril de 2009

Crisma 31 de março


Essa semana na crisma todos receberam suas Bíblias, companheiras que devem acompanhar os Crismandos todas as terças-feiras.

Quem fez o resumo do a pregação dessa semana foi Rodrigo Rocha.


Sl 119.11 "A Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos".



Quem deseja iniciar uma jornada precisa buscar orientação para saber como atingir seus objetivos. Por esse motivo, o marinheiro olha a bússola quando não sabe aonde ir e as estradas possuem indicações que mostram o caminho correto para os motoristas. Na vida cristã, o mesmo acontece. O cristão precisa buscar na Palavra de Deus a orientação para a sua vida. Não basta aceitar a Cristo; é preciso saber como segui-lo.

A Bíblia tem autoridade para orientar a vida das pessoas porque foi o próprio Deus, por meio de seu Espírito Santo, que inspirou o que os profetas falariam e escreveriam. Assim, é muito importante nós lermos a bíblia porque ela é o próprio Deus falando conosco diretamente.

Foi esse o tema da última crisma, dia 31 de março. Neste encontro trabalhamos a importância da Palavra durante nossa Crisma, e também durante toda a nossa vida. Durante nossos encontros a Palavra de Deus se manifesta através de três canais: Sagrada Escritura, Pregação e Partilha nos Grupos.

O primeiro canal é a Sagrada Escritura, que nada mais é que a própria Palavra de Deus. Por ser a Palavra do Senhor, ela é mais do que apenas um bom livro, é a vontade de Deus escrita para a humanidade; uma vontade de amor que busca o nosso coração! A Bíblia é um presente; é uma carta de amor de Deus que se revela a todos seus filhos cristãos.

O segundo canal é a pregação. Por diversas vezes, parece que o pregador trata de algo que está acontecendo em nossas vidas. Isso acontece porque, através das palavras do Pregador, Deus fala ao nosso coração de forma poderosa. Além disso, a pregação é uma ferramenta importante para entendermos algo que não ficou claro através da Bíblia.

O terceiro canal é a partilha nos grupos. O grupo de partilha é a comunidade do crismando, a família que irá caminhar junta durante todo o ano. A bíblia não deve ser apenas lida, mas deve ser vivenciada e o lugar ideal para isso é uma família, é o grupo de partilha.

A recomendação bíblica é: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm 2:15). A palavra de Paulo a Timóteo é para todos os cristãos de hoje de que devemos “manejar bem”, ou seja, ter intimidade com a bíblia, saber dos assuntos, localizá-los, e deixar Deus agir em nós através da Sua palavra.

Enfim, vale ressaltar que a importância da Palavra não é um tema fácil. Não podemos ler a Bíblia apenas. A Palavra deve sempre ser viva e vivida. Nunca pode ser algo que aconteceu há dois mil anos, mas deve ser algo atual, que acontece diariamente no nosso meio. Não podemos receber a Palavra como algo distante, mas como algo perto, dentro de nós. Algo que pode realmente trazer uma nova compreensão das coisas.

Quanto mais próximo é o cristão da palavra de Deus, mais ele foge dos erros, “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Sl 119:11).

Um comentário:

Unknown disse...

CADÊ AS FOTOS!?!?